MÁXIMAS EXTRAÍDAS DO ENSINAMENTO DOS ESPÍRITOS
35. O objetivo essencial do Espiritismo é o melhoramento dos homens. Não se deve procurar nele senão o que pode ajudar no progresso moral e intelectual.
36. O verdadeiro Espírita não é o que crê nas manifestações, mas aquele que aproveita o ensinamento dado pelos Espíritos. De nada adianta crer, se a crença não faz com que dê nem um passo adiante na via do progresso, e não o torne melhor para seu próximo.
37. O egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição, a cupidez, o ódio, a inveja, o ciúme, a maledicência são para a alma ervas venenosas das quais é preciso a cada dia arrancar algumas hastes, e que têm como antídoto: a caridade e a humildade.
38. A crença no Espiritismo só é proveitosa para aquele de quem se pode dizer: hoje é melhor do que ontem.
39. A importância que o homem atribui aos bens temporais está na razão inversa de sua fé na vida espiritual; é a dúvida sobre o futuro que o leva a procurar suas alegrias neste mundo, satisfazendo suas paixões, ainda que às custas do próximo.
40. As aflições na terra são os remédios da alma; elas salvam para o futuro, como uma operação cirúrgica dolorosa salva a vida de um doente e lhe devolve a saúde. É por isso que o Cristo disse: "Bem-aventurados os aflitos, pois eles serão consolados."
41. Em vossas aflições, olhai abaixo de vós e não acima; pensai naqueles que sofrem ainda mais que vós.
42. O desespero é natural para aquele que crê que tudo acaba com a vida do corpo; é um contrassenso para aquele que tem fé no futuro.
43. O homem é, muitas vezes o artífice de sua própria infelicidade neste mundo; se ele voltar à fonte de seus infortúnios, verá que a maior parte deles são o resultado de sua imprevidência, de seu orgulho e avidez, e por conseguinte, de sua infração às leis de Deus.
44. A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele; é aproximar-se dele; é pôr-se em comunicação com ele.
45. Aquele que ora com fervor e confiança é mais forte contra as tentações do mal, e Deus lhe envia bons Espíritos para o assistir. É um auxílio que jamais é recusado quando pedido com sinceridade.
46. O essencial não é orar muito, mas orar bem. Certas pessoas creem que todo o mérito está na extensão da prece, enquanto fecham os olhos para seus próprios defeitos. A prece é para elas uma ocupação, um emprego do tempo, mas não uma análise de si mesmas.
47. Aquele que pede a Deus o perdão de seus erros não o obtém senão mudando de conduta. As boas ações são a melhor das preces, pois os atos valem mais do que as palavras.
48. A prece é recomendada por todos os bons Espíritos; é, além disso, pedida por todos os Espíritos imperfeitos como um meio de aliviar seus sofrimentos.
49. A prece não pode mudar os desígnios da Providência; mas, vendo que há interesse por eles, os Espíritos sofredores se sentem menos desamparados; tornam-se menos infelizes; ela exalta sua coragem, estimula neles o desejo de elevar-se pelo arrependimento e a reparação, e pode desviá-los do pensamento do mal. É nesse sentido que ela pode não só aliviar, mas abreviar seus sofrimentos.
50. Cada um ore segundo suas convicções e o modo que acredita mais conveniente, pois a forma não é nada, o pensamento é tudo; a pureza de intenção e a sinceridade são o essencial; um bom pensamento vale mais que numerosas palavras, que se assemelham ao barulho de um moinho e onde o coração não está.
51. Deus fez homens fortes e poderosos para serem os sustentáculos dos fracos; o forte que oprime o fraco é maldito de Deus; em geral ele recebe o castigo nesta vida, sem prejuízo dos reservados ao futuro.
52. A fortuna é um depósito cujo possuidor é tão somente o usufrutuário, já que não a leva com ele para o túmulo; ele prestará rigorosas contas do emprego que dela tenha feito.
53. A fortuna é uma prova mais arriscada que a miséria, porque é uma tentação para o abuso e os excessos, e porque é mais difícil ser moderado que ser resignado.
54. O ambicioso que triunfa e o rico que se sustenta de prazeres materiais são mais de se lamentar que de se invejar, pois é preciso ter em conta o retorno. O Espiritismo, pelos terríveis exemplos dos que viveram e que vêm revelar sua sorte, mostra a verdade desta afirmação do Cristo: "Aquele que se eleva será rebaixado e aquele que se abaixa será elevado."
55. A caridade é a lei suprema do Cristo: "Amai-vos uns aos outros como irmãos; — amai vosso
próximo como a vós mesmos; perdoai vossos inimigos; — não façais a outrem o que não gostaríeis que
vos fizessem"; tudo isso se resume na palavra
caridade.
56. A caridade não está só na esmola, pois há a caridade em pensamentos, em palavras e em
ações. É caridoso por pensamentos aquele que é indulgente para com as faltas do próximo;
caridoso por palavras, o que nada diz que possa prejudicar seu próximo; caridoso por ações, quem
assiste seu próximo na medida de suas forças.
57. O pobre que divide seu pedaço de pão com um mais pobre que ele é mais caridoso e tem
mais mérito aos olhos de Deus do que o que dá o que lhe é supérfluo, sem se privar de nada.
58. Àquele que nutre contra seu próximo sentimentos de animosidade, ódio, ciúme e rancor,
falta caridade; ele mente, se se diz cristão, e ofende a Deus.
59. Homens de todas as castas, de todas as seitas e de todas as cores, vós sois todos irmãos,
pois Deus vos chama a todos para ele; estendei-vos, pois, as mãos, qualquer que seja vossa
maneira de adorá-lo, e não vos lanceis o anátema, pois o anátema é a violação da lei de caridade
proclamada pelo Cristo.
60. Com o egoísmo, os homens estão em luta perpétua; com a caridade, estarão em paz.
Somente tendo por base de suas instituições a caridade, podem ter assegurada sua felicidade neste
mundo; segundo as palavras do Cristo, só ela pode também garantir sua felicidade futura, pois
encerra implicitamente todas as virtudes que podem conduzi-los à perfeição. Com a verdadeira
caridade, tal como a ensinou e praticou o Cristo, não mais o egoísmo, o orgulho, o ódio, a inveja, a
maledicência, não mais o apego desordenado aos bens deste mundo. É por isso que o
Espiritismo
cristão
tem como máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.
***
Incrédulos! Podeis rir dos Espíritos, zombar daqueles que creem em suas manifestações;
ride, pois, se ousardes, desta máxima que eles vêm ensinar e que é vossa própria salvaguarda,
pois se a caridade desaparecesse da terra, os homens se estraçalhariam, e talvez fosseis vós as
primeiras vítimas. Não está longe o tempo em que esta máxima, proclamada abertamente em
nome dos Espíritos, será uma garantia de segurança e um título à confiança naqueles que a
trouxerem gravada no coração.
Um Espírito disse: "Zombaram das mesas girantes; não zombarão nunca da filosofia e da
moral que dela decorrem". É que, com efeito, hoje estamos longe, depois de apenas alguns anos,
desses primeiros fenômenos que serviram, por um instante, de distração para os ociosos e os
curiosos. Esta moral, dizeis, está obsoleta: "Os Espíritos deviam ter espírito bastante para nos dar
algo de novo." (Frase espirituosa de mais de um crítico). Tanto melhor! Se ela está obsoleta, isso
prova que ela é de todos os tempos, e os homens são mais culpados por não tê-la praticado, pois
não há verdadeiras verdades senão as que são eternas. O Espiritismo vem lembrá-la, não por uma
revelação isolada feita a um único homem, mas pela voz dos próprios Espíritos que, como uma
trombeta final, lhes vêm proclamar: "Crede que aqueles que chamais de mortos estão mais vivos
do que vós, pois eles veem o que não vedes, e ouvem o que não ouvis; reconhecei naqueles que
vos vêm falar os vossos parentes, vossos amigos, e todos aqueles que haveis amado na terra e
que acreditáveis perdidos para sempre; infelizes aqueles que creem que tudo acaba com o corpo,
pois serão cruelmente desenganados; infelizes aqueles a quem terá faltado a caridade, pois
sofrerão o que tiverem feito os outros sofrer! Escutai a voz daqueles que sofrem e que vos vêm
dizer: "Nós sofremos por não termos reconhecido o poder de Deus e duvidado de sua misericórdia
infinita; sofremos por nosso orgulho, nosso egoísmo, nossa avareza e por todas as más paixões
que não soubemos reprimir; sofremos por todo o mal que fizemos ao nosso semelhante pelo
esquecimento da lei de caridade".
Incrédulos! Dizei se uma doutrina que ensina tais coisas é risível, se ela é boa ou má. Vendo-a
tão somente do ponto de vista da ordem social, dizei se os homens que a praticam seriam felizes ou
infelizes, melhores ou piores!