Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1860

Allan Kardec

Voltar ao Menu
Origens (Médium, Sra. Costel)

No princípio era o Verbo, e o Verbo era Deus. Assim se anuncia no Evangelho de São João. Isto é, no começo estava o princípio e o princípio era Deus, o Criador de todas as coisas, que não hesitou mais na formação do homem do que na do globo.

Ele o criou tal qual é hoje, dando-lhe, ao sair de suas mãos, o livre-arbítrio e o poder de progredir. Deus disse ao mar: Não irás mais longe. Aos homens, ao contrário, mostrando-lhe o Universo disse: Tudo isto é para vós; trabalhai, desenvolvei, descobri os tesouros em germe semeados por toda parte, no ar, nas ondas, no seio da terra. Trabalhai e amai. Não duvideis de vossa origem divina, pois ela é direta. Não sois o fruto de uma lenta progressão; não passastes pela fieira animal; positivamente sois filhos de Deus. Então de onde provém o pecado? O pecado foi criado por vossas próprias faculdades; é o avesso e o exagero delas.

Não houve um primeiro homem, pai do gênero humano, assim como não houve apenas um sol para iluminar o Universo. Deus abriu sua grande mão e espalhou com a mesma profusão a raça humana sobre os mundos quanto as estrelas no céu.

Espíritos animados por seu sopro logo revelaram sua existência aos homens, muito antes dos profetas que conheceis. Outros enviados desconhecidos haviam arroteado as almas ignorantes de si mesmas. Ao mesmo tempo que os homens, foram criados os animais. Estes dotados de instinto, mas não de inteligência progressiva. Assim, conservaram o tipo primitivo e, salvo a educação individual, são os mesmos do tempo dos patriarcas. Os cataclismos dos dilúvios ─ pois não houve um único, mas vários ─ fizeram desaparecer raças inteiras de homens e de animais. São consequências geológicas que ainda vos ameaçam.

Os homens descobrem, mas nada inventam. Assim, as crenças mitológicas não eram meras ficções, mas revelações de Espíritos inferiores. Os sátiros e os faunos eram Espíritos secundários, que habitavam os bosques e os campos, como ainda hoje. Então era-lhes permitido manifestar-se mais vezes aos olhos dos homens, porque o materialismo não se tinha depurado pelo Cristianismo e pelo conhecimento de um Deus único. O Cristo destruiu o império dos Espíritos inferiores, para estabelecer o do espírito sobre a Terra. Isto é a verdade, que afirmo em nome de Deus Todo-Poderoso.

LÁZARO

TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.